-
Arquitetos: nARCHITECTS; nARCHITECTS
- Área: 2137 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Matthew Carbone
-
Fabricantes: ABC Stone, Kawneer
Descrição enviada pela equipe de projeto. A/D/O, o novo espaço de desenho em Greenpoint, Brooklyn, foi finalizado e será aberto ao público após a temporada de férias. Desenhado pelo premiado escritório estabelecido em Nova Iorque, nARCHITECTS - fundado pelos diretores Eric Bunge e Mimi Hoang - o projeto proporcionará um novo espaço para designers.
Ocupando um antigo armazém na intersecção das avenidas Norman e Wythe no Greenpoint, o novo espaço estará aberto ao público, combinando lugares para eventos e exposições, educação em design, espaços de trabalho comunitário gratuito, um laboratório de fabricação, uma loja de design e o novo restaurante Norman, do chef Fredrik Berselius com Claus Meyer. O edifício também acolherá a Urban-X, uma organização fundada por Mini e Sosv, que apoia os empreendimentos responsáveis pela criação de produtos e serviços para melhorar a vida urbana.
Refletindo o papel de A/D/O no fomento ativo do cruzamento de ideias criativas, a transformação do edifício de 2137 metros quadrados foi guiada por um princípio de mistura. De acordo com Eric Bunge, diretor do escritório, "essa ideia de mistura - que aplicamos tanto ao edifício físico como ao seu programa - implica colocar as condições existentes e novas em relações variadas e, frequentemente, ambíguas".
“Em vez de simplesmente dividir o armazém existente em várias zonas destinadas à diferentes atividades ou, por outro lado, criar um espaço contínuo e indiferenciado”, disse Bunge, "escolhemos criar conexões variáveis entre espaços gastronômicos, de eventos, design, exposição e venda. Nem habitações fechadas, nem uma sala aberta, os espaços se estendem um em direção ao outro, permitindo que os curiosos vejam o que normalmente aconteceria por trás de uma porta fechada.
Um exemplo desta aproximação intencionalmente ambígua pode ser encontrado no novo "pórtico" da entrada principal. A secção triangular, na esquina sudoeste do edifício, foi afastada, substituindo uma fachada opaca com vidro, o que convida os transeuntes e oferece vistas amplas sobre a avenida Wythe desde o interior. Enquanto esta intervenção é claramente nova, o escritório reconstruiu o contorno modificado do edifício usando tijolos originais cobertos de grafite, dando por resultado o "grafiti reconstituído". Esta abordagem foi aplicada em todas as novas aberturas introduzidas na fachada existente. "O que realmente importava para nós", disse a diretora Mimi Hoang, "era a criação de um projeto com camadas ricas de história - do edifício e da comunidade".
O rasgo central do desenho é um grande caleidoscópio que reflete as linhas do skyline do Brooklyn e Manhattan, unindo-as em um só horizonte - uma mistura entre a escala urbana que, visual e metaforicamente, reúne a cidade no espaço.
Ampliando o princípio que norteia todo o projeto, nARCHITECTS desenhou móveis personalizados e reconfiguráveis, incluindo a grande mesa modular em forma de X "Crosstalk", a "Pie Lounger", que funciona como assentos e um cenário; os assentos "Design Library", e as mesas personalizadas em todo o restaurante. A flexibilidade deste mobiliário permitirá que os espaços fluídos sirvam como plataformas para a programação de A/D/O.